A Equipe Unicamp E-Racing é composta por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e tem o objetivo de desenvolver veículos monopostos (um só lugar) elétricos e de alto desempenho.
A equipe foi formada em Outubro de 2011 com o objetivo de desenvolver o primeiro carro elétrico funcional do Brasil para uma competição nacional e internacional. A equipe tem dois anos de idade, porém seus membros são experientes participando de vários projetos desta natureza.
A Lumatech participa do projeto fazendo o corte com jato d’água de peças para o carro de 2013, na imagem abaixo o primeiro lote de peças:
A Competição
Em 2004, a SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) instituiu no país uma modalidade de competição universitária que já possuía grande notoriedade no exterior, a Fórmula SAE. Nesse evento, estudantes de graduação e pós-graduação das Engenharias Mecânica e Elétrica devem construir um veículo do tipo fórmula que atenda a determinadas especificações regulamentadas pela SAE internacional. A competição do Fórmula Elétrico, assim como do Fórmula a combustão, visa incentivar o trabalho em equipe e fazer com que os alunos levantem fundos, planejem e analisem os custos através de simulação do desenvolvimento de um novo produto e, principalmente, aprimorar a formação profissional dos participantes buscando atender as futuras exigências do mercado, uma vez que engenheiros com conhecimento em ambas as áreas (mecânica e elétrica) ainda são raros no meio profissional.
O veículo a ser desenvolvido é um monoposto com motor elétrico de até 100kW, alimentado por um conjunto de baterias, que passa por avaliações em provas estáticas e dinâmicas, dentre elas: concepção técnica, execução e montagem, aceleração, pista/corrida e viabilidade comercial.
Vale salientar que a Competição de Fórmula SAE Brasil vem ganhando mais visibilidade na mídia a cada ano que passa e as equipes brasileiras estão crescendo,tanto em número como em nível técnico. Isto pôde ser visto na VIII Competição de Fórmula SAE Brasil que contou com a participação de 22 equipes inscritas. No caso específico do Fórmula Elétrico, por ser a primeira competição de veículos elétricos do Brasil e devido ao emprego de tecnologias de ponta e ao seu forte apelo ambiental, espera-se que a exposição na mídia seja ainda maior.
fonte: página oficial da Equipe Unicamp E-Racing: http://unicamperacing.com/efsae/?page_id=13
Vitórias em 2012
Equipe Unicamp E-Racing vence competição FSAE Eletric em 2012 no Brasil
A equipe Unicamp E-Racing vence a competição nacional em 2012 e a equipe poderá representar o Brasil na Formula SAE Eletric, competição que a SAE INTERNATION estreia de 19 a 22 de junho de 2013 também em Lincoln.
Para os capitães das equipes campeãs, o resultado em Piracicaba foi graças ao esforço de todos os estudantes envolvidos em cada projeto. “Foram 13 meses de trabalho, principalmente do pessoal de Engenharia Elétrica, desafiados em relação à bateria”, diz Diego Bravo, capitão da equipe, formada por 12 estudantes de engenharias Mecânica, Elétrica e da Computação.
SEM BARULHO – A equipe de Campinas ganhou, ainda, sete das oito menções honrosas concedidas pelos juízes da competição: Aceleração, Apresentação, Eficiência Energética, Autocross, Enduro, Projeto e Skid-Pad ( teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo). “O carro é muito bom, não faz nenhum barulho, a gente ouve até as pedrinhas a pista e a galera bater palmas”, disse o piloto da equipe Walace Giallonardo, ao pilotar o carro na prova de enduro, em os carros tinham de realizar duas baterias de 11 voltas, num circuito de 18 km.
Equipe vence competição nos EUA
Os itens avaliados no monoposto criado por alunos da Unicamp envolveram conceitos, como design e custos de produção, e testes práticos, incluindo provas de endurance (22 km), aceleração, eficiência de consumo, entre outros.
O carro vencedor é um monoposto de 227 kg e 2,8 metros de comprimento. A estrutura é feita em aço, e a carroceria, em fibra de vidro. O motor elétrico utilizado é de fluxo axial – considerada a tecnologia mais moderna nesse segmento. Assim, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos e manter autonomia de 22 km.